DEFINIÇÃO DE CASO
CASOS SUSPEITOS DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS (COVID-2019)
São considerados casos suspeitos de COVID-19 as seguintes situações:
-
Indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois (2) dos seguintes sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.
EM CRIANÇAS: considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.
EM IDOSOS: a febre pode estar ausente. Deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.
OBS: Na suspeita de COVID-19, a febre pode não estar presente. Sintomas gastrointestinais (diarréia) podem estar presentes.
-
Indivíduo com Síndrome Gripal que apresente: dispneia/desconforto respiratório OU pressão persistente no tórax OU saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente OU coloração azulada dos lábios ou rosto.
- EM CRIANÇAS: além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.
DEFINIÇÃO 1 – SÍNDROME GRIPAL (SG)
DEFINIÇÃO 2 - SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE (SRAG)
NOTIFICAÇÃO E REGISTRO DE CASOS
- Notificar casos de Síndrome Gripal (SG), casos leves, e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), hospitalizado ou óbito, que atendam a definição de caso.
- Profissionais e instituições de saúde do setor público ou privado, em todo o território nacional, segundo legislação nacional vigente devem realizar a notificação.
- Os casos devem ser notificados dentro do prazo de 24 horas a partir da suspeita inicial do caso ou óbito. ACESSE A FICHA DE NOTIFICAÇÃO AQUI (VERSÃO EDITÁVEL) BAIXE A FICHA AQUI (PDF) PARA IMPRESSÃO
CRITÉRIOS DE CONFIRMAÇÃO DE CASO
POR CRITÉRIO LABORATORIAL
POR CRITÉRIO CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO
POR CRITÉRIO CLÍNICO-IMAGEM
POR CRITÉRIO CLÍNICO
POR CRITÉRIO LABORATORIAL EM INDIVÍDUO ASSINTOMÁTICO
CASOS CONFIRMADOS DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS (COVID-2019)
- BIOLOGIA MOLECULAR: resultado DETECTÁVEL para SARS-CoV-2 realizado pelo método RT-PCR em tempo real.
- IMUNOLÓGICO: resultado REAGENTE para IgM, IgA e/ou IgG* realizado pelos seguintes métodos:
- Ensaio imunoenzimático (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay - ELISA);
- Imunocromatografia (teste rápido) para detecção de anticorpos;
- Imunoensaio por Eletroquimioluminescência (ECLIA).
PESQUISA DE ANTÍGENO: resultado REAGENTE para SARS-CoV-2 pelo método de Imunocromatografia para detecção de antígeno. OBS: considerar o resultado IgG reagente como critério laboratorial confirmatório somente em indivíduos sem diagnóstico laboratorial anterior para COVID-19.
POR CRITÉRIO LABORATORIAL
Caso de SG ou SRAG com teste de:POR CRITÉRIO CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO
Caso de SG ou SRAG com histórico de contato próximo ou domiciliar, nos últimos 14 dias antes do aparecimento dos sintomas, com caso confirmado laboratorialmente para COVID-19 e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica.- OPACIDADE EM VIDRO FOSCO periférico, bilateral, com ou sem consolidação ou linhas intralobulares visíveis ("pavimentação"), OU
- OPACIDADE EM VIDRO FOSCO multifocal de morfologia arredondada com ou sem consolidação ou linhas intralobulares visíveis ("pavimentação"), OU
- SINAL DE HALO REVERSO ou outros achados de pneumonia em organização (observados posteriormente na doença).
CRITÉRIO CLÍNICO-IMAGEM
Caso de SG ou SRAG ou óbito por SRAG que não foi possível confirmar ou descartar por critério laboratorial que apresente alterações tomográficas:CRITÉRIO CLÍNICO
Caso de SG ou SRAG associado a anosmia OU disgeusia agudas, sem outra causa pregressa, e que não foi possível encerrar por outro critério de confirmação.- BIOLOGIA MOLECULAR: resultado DETECTÁVEL para SARS-CoV-2 realizado pelo método RT-PCR em tempo real.
- IMUNOLÓGICO: resultado REAGENTE para IgM e/ou IgA realizado pelos seguintes métodos:
- Ensaio imunoenzimático (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay - ELISA);
- Imunocromatografia (teste rápido) para detecção de anticorpos.
POR CRITÉRIO LABORATORIAL EM INDIVÍDUO ASSINTOMÁTICO
Indivíduo ASSINTOMÁTICO com teste de:Atualizado em: 02/07/2020.